É, essencialmente, um livro em defesa da caça e das suas boas práticas. O autor Carlos Moreira Antunes licenciado em direito, atualmente a exercer a atividade profissional de jurista, espera que este Pela Caça, Ensaios ético-jurídicos, possa proteger ou pelo menos defender esta nossa interminável paixão!
O autor sempre teve o gosto pela escrita e, conjugado com a paixão pela caça, resultou em textos variados publicados em várias revistas. Procurou sempre discutir os temas essenciais da caça, não deixando de contribuir com soluções ou de apelar a que estas se encontrassem. Durante muitas horas debruçou-se sobre o maravilhoso mundo da caça, o que resultou num livro. Conseguiu, assim o espera, que ficasse pequeno para que o leitor não se distancie da sua mensagem fundamental, para se preocupar em terminar a leitura de muitas e longas páginas.
Este texto divide-se em quatro áreas: A legitimidade de se caçar; a ética na caça; os problemas legais, administrativos e políticos da caça; e, como caça é também vivência, um conjunto de artigos entretanto publicados sobre o mundo venatório e os seus participantes.
Aqui fica a sinopse do livro: A caça é das práticas humanas com mais antiguidade. Embora seja exercida desde sempre, as mutações ideológicas das Sociedades Contemporâneas têm posto em causa a legitimidade de, nós caçadores, explorarmos os recursos naturais silvestres. Esta ideia deve ser discutida no seio da Colectividade e devemos compreender se esta actividade tem lugar no seio das práticas do Homem, ou, pelo contrário, devemos iniciar um processo tendente à sua eliminação. Este texto vem tratar deste tema, começando, na sua primeira parte, por discutir a legitimidade da caça, nas suas mais variadas vertentes, bem como o comportamento ético do caçador consigo e com os outros; na segunda parte e não esquecendo que um instituto não é só o que a Lei defina mas também a sua prática, levantarei diversos problemas, institutos e questões dogmáticas, nomeadamente o debate em torno dos Direitos dos Animais, buscando apontamentos de solução. Embora a caça seja uma prática de poucos, acaba por ter um papel decisivo no garante de parte do património faunístico de dignidade Constitucional e como tal, é de essencial relevância debater esta velha prática à luz de hoje.
Sendo edição de autor, estará disponível através do mesmo pelos contactos: cjmantunes@gmail.com, ou 925872026.
O livro terá o custo de 15€ + eventuais portes de envio.
|
|