| | 328 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montarias do Centro - Lousã
 

     

Autor: Filipe Pedroso de Lima Domingos

09-02-2005

 

   
Mais uma montaria enquadrada nas Montarias do Centro na bonita Vila da Lousã, que como é apanágio foi bem organizada e o ambiente criado é de sã convivência entre todos os monteiros, sejam já conhecidos ou não, gerando-se um ambiente agradável e que é desde logo, independentemente dos resultados um excelente cartão de visita.

Montarias do Centro: Lousã - Mancha Catarredor
Data - 5 de Fevereiro de 2005
Organização - Clube de Caçadores com apoio da Câmara Municipal
Portas - 90
Tiros - +- 30
Tempo - Nuvens/sol (muito frio)
Custo - 50?
Resultado - 7 Javalis

Hora aprazada para a chegada 8.00 horas na Sociedade Filarmónica Lousanense, que foi respeitada por uns e como é infelizmente hábito tardiamente por outros o que atrasa logo o desenrolar do programa.

Bom taco seguido do sorteio das portas e das recomendações, que nunca são de mais, quer pelos organizadores, quer pelo Director da montaria, tendo como curiosidade que o número da cada porta estava num pequeno prato de porcelana, com uma imagem de um javali pintado à mão.

Saída das armadas bem organizada e subida para a serra com um frio de rachar, para a Mancha a montear nessa paisagem idílica da serra da Lousâ, que se encontra pejada de "Índios" que vêm de outros Países para aqui viver, querendo-nos impor os seus valores de vida? Criando em algumas portas um mau ambiente, provocando os monteiros e desafiando-os a ir para o Iraque. Um desses "índios" inclusivamente a uma viatura dos matilheiros que lá deixou a chave, tentou empurrá-lo para a ravina o que não aconteceu por acaso, pois esta assentou o chassi no chão o que impediu a sua queda. Um aspecto a que a policia certamente já está a dar a devida a atenção.

Começo da montaria por volta das 12 horas e vinte minutos, com o habitual morteiro, tendo desde logo começando as ladras e os tiros respectivos. Como é habitual nestas andanças uns com mais sorte nas portas e outros nem tanto, embora como todos sabemos a porta boa é aquela onde aparecem os porcos, e ás vezes no início pensamos que nem é grande coisa.

Recolha dos monteiros e porcos abatidos cerca de 3 horas depois, o que para alguns foi um alivio já que o frio era muito, e portas havia onde o sol nunca entrou.

Almoço/jantar servido a exemplo do taco, na Sociedade Filarmónica Lousanense, com a presença do senhor Presidente da Câmara e Vereador, tendo sido servido javali, sendo um grelhado e outro no espeto. Foi pena que o quadro de caça não tivesse sido apresentado neste local, quando ainda era dia, o que certamente aconteceu pela dificuldade de recolha de algumas reses. Depois deslocaram-se os monteiros para o Centro de exposições onde decorria uma feira de caça, local este onde foram leiloados os 7 porcos abatidos e houve uma tentativa de baptismo que acabou por não se realizar.

Mas contemos o que se passou. Um monteiro que abateu um porco pequeno -+ 30Kg, aquando do leilão disse que queria o troféu já que era o primeiro porco que abatia, tendo desde logo sido solicitada a sua presença em cima da viatura, criando-se logo nos presentes um ambiente de boa disposição habitual nestas situações. O Monteiro é que perante o enquadramento rectificou o dito pelo não dito, dizendo então que já tinha ferido um animal em montaria anterior, mas que tinha sido rematado por outro monteiro. Bom, ficou sem efeito o "baptismo" mas passou-se um momento de boa disposição. Por fim foi entregue pelo Senhor Vereador da Câmara aos monteiros lembranças muito interessantes, um livro excelente com a história de 10 anos das montarias do centro e uma estatueta em estanho com um caçador e um javali.

Muito obrigado a todos os organizadores e certamente que no próximo ano lá estarão muitos dos presentes de hoje, já que a adjectivação não pode ser mais favorável.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (62)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004