| | 274 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria de Pedrógão Grande
 

     

Autor: Filipe Pedroso de Lima Domingos

03-03-2005

 

   
Montaria realizada em Pedrógão Grande incluída no programa das Montarias do Centro, em dia de sol e nuvens.

O local de encontro estava marcado para o restaurante Lago Verde junto à barragem de Cabril, local este onde foi servido o taco e o almoço com qualidade e profissionalismo, e o sentido de receber bem dos Organizadores.


Montaria – Montarias do Centro – Pedrógão Grande
Data – 26 de Fevereiro de 2005
Organização – Câmara Municipal e Clube de Caçadores e Pescadores os Petrónios
Portas – 80
Matilhas - 4
Tiros - +- 8
Tempo – Nuvens/sol
Custo – 60€
Resultado – 0 Javalis

A vista da Barragem trouxe essa preocupação do momento que é a falta que está a fazer a chuva, pois o nível da água está tão baixo que até faz impressão.

Inscrição realizada pelo senhor Presidente do Clube de caçadores os Petrónios senhor Almerindo da Conceição Fernandes, e pouco habitual uma senhora nestes actos, mas que é sempre bem vinda, a senhora Engª Margarida Gonçalves, irradiando simpatia por todos os poros, inscreveram os 80 monteiros.

No momento do sorteio das portas esteve presente o senhor Presidente da Câmara Dr. João Manuel Gomes Marques. Foi designado director da Montaria o senhor Engº Pacheco, que na sua prelecção competente, chamou a atenção de todos, das normas de segurança a ter sempre em conta, bem como a uma situação a que por vezes se verifica no final das montarias, que é o de alguns monteiros dispararem os tiros que têm nas espingardas/carabinas, o que não se deve fazer, pois faz-nos parecer uns pistoleiros e não é agradável.

Saída para a mancha bem organizada e colocação nas portas pelos postores, mancha esta que nunca tinha sido monteada, o que criava uma certa expectativa, até porque eram bem visíveis os vestígios dos porcos.

O foguete de começo da montaria aconteceu pelas 12 horas. Passado pouco tempo começaram as ladras e os tiros, embora tenham sido poucos.

A montaria acabou por volta das 15:30, com o regresso para o local de encontro, havendo alguma expectativa pelos resultados, embora pelo número de tiros não fosse esperado um grande quadro de caça.

Foram vistos 11 javalis, parece que 3 foram errados e foi ferido um bastante grande que deixou muito sangue mas não se conseguiu cobrar, tendo atravessado o rio com os cães na sua peugada. Pelo número de javalis vistos, mais tiros deveriam ter acontecido, ou não chegaram às portas em condições de tiro ou foram avistados longe. Assim, não foi presente nenhum porco no final da montaria.

A mancha monteada para 4 matilhas era muito grande. Houve muitas portas que não chegaram nem a ver cães nem matilheiros. O articulista na porta 29, viu os cães a mais de 750 metros, existindo nessa zona mato forte onde poderiam estar porcos. Certas zonas não foram passadas.

O almoço foi servido no local já referido com a animação de dois acordeonistas e a presença das Entidades já indicadas, bem como pelo Presidente da Região de Turismo do Centro e dos autores do excelente livro “10 Anos de Montarias do Centro” senhores Engº Jorge H. Cancela e Dr. Carlos Fonseca.


Nota Final:
Parece-me que a aposta das Organizações das Montarias do Centro em receber bem está ganha e é sem dúvida um excelente cartão de visita, pelo que todos os monteiros sabem que é uma realidade, daí a sua presença.

Outra aposta deve ser feita e ganha como a anterior, ou seja, deve-se no futuro apostar um pouco mais nos resultados, até porque os terrenos têm condições excelentes e se as manchas forem trabalhadas previamente, com mais matilhas e de boa qualidade certamente que os resultados aparecerão.

As matilhas são fundamentais quer em qualidade quer em quantidade necessária à mancha a montear.

E para nós a época terminou, para o ano cá estaremos de novo se tudo correr bem e tivermos saúde.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (16)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004