| | 280 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria de Monforte da Beira
 

     

Autor: Filipe Pedroso de Lima Domingos

18-10-2005

 

   
Montaria realizada em dia de sol e nuvens, sendo para nós a abertura da época das montarias.

Encontro marcado para as 8 horas à saída de Monforte, tendo posteriormente seguido para a propriedade. Como o monte fica mesmo no meio da mancha, para não criar movimentos desnecessários, a confirmação das presenças e o respectivo sorteio foi realizado à entrada desta.


Montaria – Monforte da Beira - Castelo Branco
Data – 15 de Outubro de 2005
Organização – Associação dos Caçadores e Pescadores do Monte das Pereiras
Portas – 100
Matilhas - 5
Tiros - ±200
Tempo – Nuvens/sol
Resultado – 23 Veados 1 Javali

No interior do envelope que se retirava, vinha o nº da porta, indicação do postor e as recomendações normais, bem como a indicação que cada monteiro só poderia abater 1 veado, sendo os javalis livre.

O director da Montaria recebeu os monteiros e chamou a atenção para as normas de segurança, recomendações estas que nunca são demais, pois qualquer acidente pode ter consequências gravíssimas, como todos sabemos.

Saída para as portas acompanhados dos postores. Existia uma certa expectativa, pois a mancha, que não é vedada, segundo os organizadores tinha muitos veados e alguns javalis, pois tem sido feito trabalho de modo a que a caça lá esteja, o que quer dizer que foram criadas condições para que esta tenha o que necessita.

Paisagem característica desta zona, tendo portas com vistas espectaculares.

Como estamos ainda na época de fogos, a indicação do começo da montaria não foi com o foguete mas sim com buzinas a ar comprimido.

Os tiros começaram de imediato tendo acontecido a um ritmo excelente até ao fim da montaria, o que indiciava que muita caça tinha sido vista e que daria bons resultados certamente.

Recolha dos monteiros cerca de 3 horas depois.

Umas portas viram mais caça e outras, como é normal, não tiveram essa sorte, ainda que devido à orografia do terreno, fossem vistos à distância. Portas houve que tiveram 6 ou mais veados a tiro, mas após abaterem o permitido, ficaram na expectativa de aparecer algum javali. A mancha como tinha sido dito, tinha muito mais veados que javalis, daí ter sido abatido apenas 1.

De referir que em termos sanitários, foi recolhido sangue de todas as reses para posterior análise.

Recolha das reses em bom ritmo, mas o quadro de caça poderia ter sido mais cuidado, dando-lhe maior dignidade.

Como não houve taco, o almoço tipo rancho era aguardado com uma certa ansiedade, pois o apetite era muito.

Enfim, mais uma jornada que em termos de caça foi muito boa, os organizadores atentos e simpáticos, não houve acidentes, sendo de salientar que matilhas e matilheiros parece-me que fizeram um bom trabalho.

Venha a próxima.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (12)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004