| | 325 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria de Lavadinho e Defesa de S. Brás
 

     

Autor: António Inácio

31-10-2005 11:50:00

 

   
Saí de Vila Nova de Milfontes às 6 horas mais o meu amigo Oliveira, fizemos a primeira paragem, para beber um cafezinho, na "Sónia", que é logo aqui a dois km. O nosso objectivo era ir matar uns porquinhos numa montaria organizada pelo "Chico Rosa".

Montaria – "Lavadinho e Defesa de S. Brás" (Z. C. T)
Data – 26 de Outubro de 2005
Organização – (Chico Rosa)
Portas – 27
Matilhas – 5
Tiros – Muitos
Tempo – Dia de sol
Resultado – 18 Javalis

Encontramo-nos no paredão da Barragem de Alqueva às 8 horas. Éramos 27 monteiros, quase todos conhecidos uns dos outros, e deslocamo-nos para o monte do "Lavadinho" (matilheiro), nesta herdade estava parte da mancha a restante era na Defesa de S. Brás.

A expectativa era alguma, pois o Chico, sabe quando há e quando não há porcos. Os matilheiros eram o António Rosa, o Patinho o Lavadinho e mais dois cujo nome não me recordo.

O taco, foi um espectáculo desde o leitão assado, que por sinal estava uma maravilha, o vinho não lhe ficava atrás, o queijo de Serpa, os enchidos, o bom presunto, bem, houve quem propusesse que continuássemos por ali e deixássemos os porcos descansados. Mas, tinha que ser, o Director de montaria deu uns conselhos acerca da segurança, rezou-se um Pai-Nosso e procedeu-se ao sorteio, calhou-me na sorte o nº 6, porta larga, boa para ver e falhar porcos.

Ala, que se faz tarde, e aí vão eles com os respectivos postores. Antes de serem largados os cães, começaram a ouvir-se tiros e a coisa manteve-se até ao término da Montaria.

Tive oportunidade de abater um porco, mas não a soube aproveitar, embora tenha derrubado o animal, este conseguiu tomar vida, e era uma vez um porco.

Voltamos ao monte, onde nos esperava um excelente almoço com tudo de bom desde a fruta aos doces. Para terminar, um quadro de caça bonito, constituído por 18 porcos, entre eles um bom navalheiro.

Fico à espera da convocatória do Chico Rosa para a próxima.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (93)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004