| | 7 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


2ª Montaria em Lajeosa do Dão
 

     

Autor: NUNO SOUSA

20-01-2006 10:53:00

 

   
Realizou-se no passado 8 de Janeiro a 2ª Montaria da Associação de Caça e Pesca de Lajeosa e Ferreirós do Dão. Mais uma vez o S. Pedro ajudou e o dia esteve a preceito. O local escolhido para o convívio foi a Casa do Povo de Lajeosa, situada no mesmo edifício da sede da Associação de Caça e Pesca, onde foram efectuadas as inscrições.

Desta vez o sorteio foi efectuado no acto de inscrição e documentação, o que agradou aos caçadores pela celeridade.

O “pequeno”-almoço foi composto por: feijoada, fêveras, bola de carne, sardinha assada, sardinha pequena em azeite e vinagre, pão da terra e vinho da região - sem comentários!

A mancha a montear, denominada de “Quinta da Boiça”, situava-se na margem esquerda do rio Dão, com exposição Sul/Poente e era composta por um coberto vegetal variado e muito denso.

Colocados os caçadores nas cerca de 50 portas marcadas, entraram as 4 matilhas de cães e rapidamente começou o espectáculo por que todos ansiavam e que, para muitos, os levou a percorrer tantos quilómetros.

Foram 3 horas muito intensas, com bastantes tiros(50), cães sem descanso, vários porcos a sair, alguns dos quais, felizmente ficaram para a fotografia.

Seguiu-se o regresso e os relatos do costume. A opinião geral era de que tinha valido a pena.

Os 6 porcos foram devidamente “consultados” pelo “doutor” que atestou que todos estavam em condições de entrar no leilão.

O almoço, servido no salão da Casa do Povo, foi, como já é hábito, um autêntico manjar : entradas variadas, sopa, bacalhau à lagareiro, arroz de costelas em vinha-d’alhos, salada de fruta, tudo regado com um tinto da Dão.

Para aqueles que queiram “ver”o navalheiro, a direcção anunciou que o troféu será colocado na sede da Associação e o “resto” devidamente confeccionado para o almoço da terceira e última montaria, a realizar dia 11 de Fevereiro em Lageosa do Dão.

Como não há duas sem três e eu até gosto de javali... lá estarei!
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (23)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004