| | 286 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


2ª Montaria em Terras d’Aguiar – Cevivas
 

     

Autor: NUNO SOUSA

25-01-2006 11:10:00

 

   
A família, as saudades da terra e sua gente e a caça são os principais motivos que me levam regularmente a Trás-os-Montes, onde nasci e fui criado. Desta vez a minha deslocação teve, também, como propósito participar na 2ª Montaria em Terras d’Aguiar, realizada no dia 21 de Janeiro, na aldeia de Cevivas, concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Montaria: Terras d’Aguiar – Cevivas
Data: 21 de Janeiro de 2006
Organização: Associação de caçadores de Santo Humberto
Portas: 140
Matilhas: 4
Tiros: +/- 40
Resultado: 6 Javalis
Preço: 15 € caçadores Concelho; 35 € restantes

O convívio, inscrição e documentação teve lugar em Cevivas, nas magníficas instalações da Associação de Caçadores de Santo Humberto, entidade organizadora que contou com o apoio da Câmara Municipal.

As portas, sorteadas no acto de inscrição e documentação, foram marcadas num ortofotomapa à escala 1:5000, devidamente colocado no local. Esta iniciativa possibilitou aos monteiros o conhecimento da localização da sua porta, da entrada das matilhas, dos limites da mancha e da orografia do terreno.

Antes do pequeno-almoço, farto e saboroso, foram proferidas as recomendações habituais, relembrando as importantes normas de segurança, seladas com a oração tradicional.

A colocação na mancha foi célere e por volta do meio-dia ouviu-se o foguete, que deve ter “despertado” os porcos, porque poucos minutos depois começaram a ouvir-se os tiros.

Tal como constava no programa de montaria, que em abono da verdade devo dizer que foi devidamente cumprido, às 15h cessou a mesma, procedendo-se ao regresso e aos relatos do costume, que levam a concluir que alguns não os vêem, outros não lhe acertam e muitos não estão quietos.

Felizmente há de tudo... e ainda ficaram seis belos exemplares para a fotografia!

A fase seguinte – o almoço – todos o viram, todos lhe “acertaram” e alguns ficaram inquietos.

Estava deliciosa a feijoada à transmontana!
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (23)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004