| | 936 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria de São Marcos do Campo 18-11-06
 

     

Autor: Gilberto Fernandes

12-04-2006 10:00:00

 

   
Depois de uma longa viagem, mais uma vez participei nesta montaria. Após chegada e depois de meter a conversa em dias com os habituais amigos que vamos vendo de montaria a montaria realizou-se o sorteio. De enaltecer o "rezar do pai-nosso" pelas almas dos monteiros falecidos. Esta tradição monteira já pouco se vê, e era bom que não se perdesse.

Após sorteio deslocamo-nos para os postores e desta vez a organização não esteve no seu melhor. Em outros anos existiam viaturas (tractores) para o transporte dos monteiros. Este ano, tivemos que nos desenrascar!

Ao chegarmos às nossas armadas, começou então a aparecer alguma desilusão nos nossos rostos. Rastos bastante velhos e para que não bastasse, não existiam as fitas respectivas assinalando os postos (a desculpa foi, que eram sempre os mesmos locais todos os anos). Um pouco caricato, mas foi assim a minha armada!

Ao nos colocarmos, era evidente a falta de rastos como disse, e um a um lá nos fomos colocando conforme o postor nos mandava.
Como o posto nº 4 não apareceu, encurtamos todos um pouco e ali ficamos.
Meia hora depois e se já não me estava a agradar muito o panorama, apareceu o colega do posto nº 4. Olhou para os lados e sentou-se, distando de mim a não mais de quinze metros.

Como é óbvio, foi advertido e lá foi ele falar com o postor!

Não sei quais a justificação que deu, mas o que é certo é que o postor lhe ofereceu posto.
Porém há dias de sorte e meia hora depois abateu um bom navalheiro. Pena que tivesse uma das navalhas um nada partida, mas sem duvida um bom troféu.

Alguns disparos é verdade, mas sobretudo efectuados a raposas. A mancha estava apinhada! No meu posto, passaram algumas sete ou oito. Ouve mesmo uma altura em que passaram três em corrida todas juntas.

Montaria pouco animada na minha opinião.
No quadro final cerca de catorze javalis, mas infelizmente apenas um de qualidade e outro aspirante a navalheiro, o resto tudo porquinhos pequenos de 20 kg e muitos deles mais porcos pretos que javalis.

Penso que a organização deveria para o ano ter em atenção alguns pormenores.
A montaria tem normas e regras e devem ser cumpridas.
São Marcos do Campo sempre foi um local agradável para montear. Espero para a próxima época ter vontade de relembrar no mesmo local velhos tempos.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (149)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2020 online desde 15-5-2004