| | 165 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Montaria da Herdade da Baliza
 

     

Autor: António Luiz Pacheco

19-01-2007 10:15:00

 

Uma montaria honesta, bem organizada, feita por um grupo de amigos para outro grupo de amigos!

Devia ser um exemplo porque sem mediatismo nem o profissionalismo patente noutras organizações, proporcionou a todos um excelente dia de caça, com simplicidade e bem-receber.


A mancha belíssima, querençosa e bem tratada. Postos na conta certa, bem marcados quer no aspecto táctico quer no da segurança, matilhas em número suficiente e de qualidade. Havia muitos rastos e se viu caça, mesmo por parte de quem não atirou. Tudo como deve ser, trabalhou-se bem e ouve tiros, ladras e agarres – na conta certa, falhou-se e a animação foi uma constante, num dia excepcional de Primavera.

Transportes a contento. Alimentação farta, de cariz regional mas bem apurada e adequada ao evento e ao seu valor. Tudo decorreu em boa ordem e de modo fluido, sem percalços nem imprevistos. Nota positiva para a realização do quadro de caça e posterior desmanche das rezes numa sala de matança apropriada e equipada, sendo a carne distribuída a quem queira levar.

De realçar sobretudo a assistência, Monteira por excelência, ali estavam muitos Monteiros notáveis, de todo o país, incluindo uma Senhora o que é sempre de saudar (a nossa já conhecida D. Belinda, habitual nas montarias do Centro) que compuseram um ambiente raro hoje em dia e permitiram uma sempre interessante jornada de troca de impressões e de ideias e concerteza as mentirolas e piadolas da praxe. Foi bom encontrar os velhos conhecidos e conhecer novos amigos, num ambiente genuíno e descontraído, onde reinou a correcção e a discrição.

Nota positiva:
Um vareto e um listado abatidos ou capturados, não foram ao quadro de caça!
Escamoteamento?
Não! Acho que homenagem à caça e honradez de propósitos!
De uma vez por todas, "fora de cena quem não é de cena" e assim deste modo inequívoco se possa dar a perceber o que é errado e de evitar!
Esta organização recomenda-se e assim se mantenha por muito tempo! Exemplar.

Pena não ser apenas Montaria de javalis, mas o meu Voto para Montaria do ano, só pelo ambiente e organização VAI PARA ELA!
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (95)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:0s) © 2004 - 2019 online desde 15-5-2004