| | 182 Utilizadores on-line |    

Login [Entrar]

 
   
 
 
Relatos de Montaria

Início

Anterior

Próximo

Fim


Mega Montaria
 

     

Autor: Alexandre Valente

24-01-2007

 

Local onde se realizaram as inscrições e foi servido o pequeno-almoço
   
A segurança é muito importante, mas que esta partida para a mancha, em Limãos,
   
Os Caretos de Podence fizeram a sua aparição um pouco mais cedo que o habitual
   
Quadro de caça parcial, a única imagem possível
   
A 4ª Montaria da Casa do Pessoal da RTP, desta feita em Limãos, foi de facto um evento que, para além da componente cinegética, revelou uma forte faceta social e mediática.
Mega montaria pois contou com a presença de 210 caçadores, mais os seus convidados, o que levou a juntar, ao pequeno-almoço e almoço, cerca de 400 pessoas.


Montaria – Limãos (Macedo de cavaleiros)
Data – 6 de Janeiro de 2007
Organização – Casa Pessoal da RTP
Preço – 100€
Área (ha) – +- 800 ha
Portas –210
Matilhas – 12
Tiros – Cerca de 80
Tempo – Nevoeiro/Frio (8-12ºC)
Resultado – 9 Javalis

Com tantos caçadores, não surpreendeu que se registasse algum atraso nas inscrições, mas a organização contou com a ajuda do S. Pedro, e a justificação de um pequeno atraso por causa do nevoeiro, que por acaso se tinha instalado, foi tacticamente aceite por todos. E já que estamos a falar da inscrição deve dizer-se que foi um pouco exagerada, mas ninguém foi enganado (as condições tinham sido previamente divulgadas), acho mesmo que muitos tiveram a secreta esperança de poderem “comprar” uma carabina Express (prémio sorteado no final) por cem euros. Afinal ainda “presentearam” os caçadores com um colete de segurança, alusivo ao evento, mais um chapéu de pala e uma lata de óleo para limpeza da arma.

Mapa da mancha de grande tamanho afixado no local e todas as informações relevantes para os caçadores no envelope de sorteio das portas.

A intervenção do Director de Montaria, da FACIRC, foi perfeita. Para além de esclarecimentos e notas que só a esta montaria respeitavam, não faltou a referência aos aspectos de segurança, sobretudo relevante naquele dia por causa do nevoeiro, nem o minuto de silêncio em homenagem aos caçadores já desaparecidos.

O transporte para a mancha esteve impecável, do recinto de exposições de Macedo de Cavaleiros e até Limãos o transporte foi feito de camioneta, e de Limãos até aos postos nos tradicionais atrelados dos tractores.

A mancha era grande, cerca de 800ha, e o número de matilhas também (doze). Fiquei contudo preocupado pela pequena distância entre os postos. No final tive o cuidado de medir, e eram cerca de 40 metros para cada lado. Ou seja, para não interferir com as hipóteses de tiro dos meus companheiros de armada, não poderia atirar a mais de 20 metros para cada lado. Sem esquecer ainda que o caçador poderia estar munido de uma espingarda ou de uma carabina.

Cerca de oitenta tiros para os 210 caçadores não parecem muitos tiros, sobretudo para uma mancha que ainda não teria sido caçada esta época, e onde os javalis limpavam os cevadouros todos os dias.

No final tinham sido cobrados nove javalis, nenhum deles digno de registo. A recuperação das reses e o seu transporte até ao local de convívio foi extremamente demorada e não tiveram mesmo direito a um quadro de caça condigno.

O baptismo de mais um Monteiro foi seguido de um leilão algo apressado, e tardio, pois muitos já aguardavam impacientemente a entrada para o salão onde decorreu, a partir das 18 horas, o almoço.

Sobre os comes e bebes nada podemos apontar à organização, que trouxe os Caretos de Podence, um grupo de acordeões e o Grupo de “Latos” de Bagueixe animaram os momentos de convívio entre caçadores e convidados. No final, um julgamento, que não consegui seguir pois a instalação sonora deixava muito a desejar e um desfile de roupa de caça, momento também muito apreciado mas, a julgar pelas palmas, assobios e comentários, não propriamente pelas linhas da roupa apresentadas. No final, o esperado sorteio distribuiu caixas de bom vinho, televisões e a tão esperada carabina.
 

 
Imprimir   Imprimir
     
     
     
     
 
 
 
Votos (120)    
 
     
   
     
  Voltar

 
 

| Ficha Técnica | Aviso Legal | Política de Privacidade |

 

(TES:1s) © 2004 - 2019 online desde 15-5-2004